No mercado brasileiro há quase uma década, a PlayPhone firma novo posicionamento no País em 2013. A empresa lançará ainda em janeiro no Brasil a PlayPhone Social Gaming Network, sua plataforma mundial de distribuição de jogos sociais para smartphones e tablets. Os jogos, em princípio, serão disponibilizados aos usuários brasileiros em inglês, mas Alexandre Couto, business development manager da PlayPhone Latin America, afirma que em breve haverá jogos em português: "Já estamos fazendo a captação de desenvolvedores brasileiros que farão produtos voltados para o mercado brasileiro". Atualmente, a PlayPhone tem três mil desenvolvedores cadastrados na plataforma, com centenas de títulos para iOS, Android e HTML5. "Desenvolvedores brasileiros podem ter seus produtos comercializados mundialmente”, afirma o executivo.

Os jogos da PlayPhone são gratuitos para download, mas o usuário pode adquirir novas funcionalidades (como personagens, fases, etc.) com uma moeda virtual, que custará entre R$ 1,99 e R$ 17,00. A plataforma diferencia-se porque o valor da compra é debitado diretamente da conta de celular do usuário ou dos créditos de seu cartão pré-pago. Couto acredita que essa singularidade pode conquistar usuários que não se sentem seguros para informar os dados bancários no app ou aqueles que não têm cartão de crédito: "Alcançamos desbancarizados e quem não tem cartão de crédito, o que ainda é um grande gargalo nesse mercado", avalia. A PlayPhone no Brasil já está integrada à TIM e Couto garante que, até o fim do primeiro trimestre, também atuará em parceria com Oi, Vivo e Claro. Parte da remuneração advinda das funcionalidades é repassada para as operadoras.

Couto não arrisca uma projeção no número de downloads após o lançamento da plataforma no Brasil: "É um cenário totalmente novo para darmos uma estimativa". No entanto, ele ressalta que, antes mesmo do lançamento, o Brasil já é responsável por mais de um milhão de downloads da PlayPhone.