A IBM apresentou nesta terça-feira, 3, o IBM Open Ventures, o seu programa de busca e integração de scale-ups (startups mais avançadas, na linguagem do mercado). O programa começa com 12 empresas brasileiras e tem como objetivo resolver desafios relacionados a seus negócios, além de ajudar essas companhias a escalarem.

Essas empresas passaram por um processo de seleção capitaneado por um conselho com executivos de diversas áreas da empresa. Ao todo, 40 companhias foram avaliadas. Embora tenha sido apresentado nesta terça-feira, o programa começou dois meses atrás.

Das 12 empresas selecionadas, a IBM apresentou três que estão mais avançadas no Open Ventures, são elas:

– Growth Tech, uma empresa focada em reduzir a burocracia em contratos e documentos jurídicos legais para o setor imobiliário, usando uma rede virtual baseada em blockchain da IBM;

– Tangerino, que atua com controle de ponto digital e tem como intuito reduzir o tempo para o fechamento da folha de ponto com automatização de processos;

– E a TNS, criadora do Kit Revella, solução de controle e identificação de Salmonella em proteína animal.

De acordo com Tony Martins, presidente da IBM Brasil, o programa de scale-up da IBM faz parte de um projeto da companhia que será compartilhado futuramente. No Brasil, o executivo Marcelo Salim lidera a iniciativa.

Estrutura

Importante dizer que o trabalho do Open Ventures da IBM não tem aceleração ou investimento financeiro. Em contrapartida da entrada no programa, as scale-ups terão acesso a: 190 APIs da nuvem IBM, ao Watson, Hyper Ledger (blockchain), serviços de Internet das Coisas (IoT) e à região multi zone de cloud.

Além disso, as scale-ups terão mentoria de executivos da companhia e podem participar de espaços do ecossistema da IBM, como o IBM Research Lab, Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial, IBM Garage e do Hub de Blockchain da IBM. A duração do programa é de seis meses.