Didi

A Didi, empresa chinesa dona da 99, anunciou que iniciará o processo de saída da Bolsa de Valores de Nova Iorque “imediatamente” e começará os preparativos para o registro em Hong Kong. O anúncio aconteceu na rede Weibo na noite de quinta-feira, 3. A empresa foi listada na bolsa dos Estados Unidos em 30 de junho deste ano.

Depois do anúncio, as ações da Didi tiveram um período de montanha russa, despencando 10% nos Estados Unidos e, nesta sexta-feira, 3, subiram 14%.

A Didi Chuxing arrecadou cerca de US$ 4,4 bilhões, na sua estreia na bolsa de Nova Iorque, em 30 de junho.

A decisão veio dias depois que a Bloomberg informou que o governo chinês havia pedido à Didi para sair dos EUA por temor à segurança.

A gigante chinesa enfrentou uma forte pressão regulatória desde que não garantiu ao governo de Pequim que suas práticas de dados estavam seguras antes de seu IPO, no final de junho. Nos últimos meses, a China lançou uma série de novas regulamentações de dados, incluindo regras que reforçariam a proteção da privacidade do usuário e restringiriam as transferências de dados internacionais.

Ao todo, a Didi tinha cerca de 500 milhões de usuários em março, mas precisou sair das lojas de aplicativos chinesas depois de passar por uma análise de segurança cibernética no início de julho. Pessoas com o app instalado em seus telefones podem continuar a usá-lo, mas novos usuários ou quem trocou de telefone não pode fazer o seu download.