A China lançará uma plataforma de transporte que inclui serviços de carona. Segundo vários meios de comunicação, entre eles o Beijin Daily e o site Nikkei Asia, a ambição é ganhar mais de 90% do mercado de carona, eventualmente.

Para isso, a plataforma vai reunir serviços de dezenas de provedores de mobilidade de serviços de compartilhamento de carros e despachantes de carga a operadores ferroviários sob um único guarda-chuva online. A proposta é oferecer seus serviços por meio de integração a grandes plataformas, como WeChat, Alipay, Douyin (a versão chinesa do TikTok).

A plataforma estatal foi criada em resposta à “expansão desordenada e problemas de segurança de dados” na indústria de carona, disse o Beijing Daily. A ideia inicial é fornecer serviços de viagem personalizados para funcionários de importantes empresas e instituições estatais para “maximizar a proteção da segurança dos dados do usuário e da privacidade pessoal”.

Didi

Os noticiários não divulgaram se os serviços de transporte da Didi Chuxing farão parte dessa plataforma. A gigante chinesa enfrentou uma forte pressão regulatória desde que não garantiu ao governo de Pequim que suas práticas de dados estavam seguras antes de seu IPO, no final de junho de 2021.

Logo em seguida, Pequim removeu a plataforma da empresa de lojas de aplicativos do país alegando motivos de segurança. Mas, no fim do mesmo ano, a empresa se retirou da bolsa de valores norte-americana e anunciou início do processo de entrada na bolsa de Hong Kong.

Desde então, a Didi estava bloqueada nas lojas de aplicativos do país, sem poder inserir novos usuários. Mas, na semana passada, o governo chinês voltou a permitir que a empresa registrasse novos usuários. Foram 18 meses de suspensão.