A parceria da Dataprev com a Huawei para pesquisa em inteligência artificial no Nordeste apresentou os primeiros resultados na última segunda-feira, 1. Feito em parceria com universidades públicas da região e explorando temas do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), a iniciativa mostrou em Teresina/PI três chatbots para uso no setor público. São eles:
- Busca em editais;
- Personalização de capacitações;
- Gestão de registros médicos.
Também foram demonstradas outras soluções baseadas em IA, como monitoramento automatizado de patrimônio público e governança ambiental com visão computacional para satélites.
Esses projetos foram apresentados durante a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste na capital piauiense que culminou com o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN).
Criado por meio do acordo de cooperação técnica assinado por Huawei e Dataprev em agosto deste ano para apoiar o desenvolvimento de aplicações de IA no Nordeste, o CIAN tem como objetivos apresentar um grande modelo de linguagem (LLM) nacional e em português, assim como capacitar 40 mil estudantes em IA.
Imagem principal: Lançamento do CIAN com presença presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, e dos governadores: Paulo Dantas/AL, Jerônimo Rodrigues/BA, Rafael Fonteles/PI, João Azevêdo/PB, Fátima Bezerra/RN; além de participação virtual do governador Fábio Mitidieri/SE e das vice-governadoras Jade Romero/CE) e Priscila Krause/PE (crédito: Gabriel Paulino/Secom-PI).
