A Microsoft informou nesta segunda-feira, 4, que mais de 200 milhões de dispositivos  já utilizam Windows 10 no mundo, sendo 22 milhões deles sendo usados em empresas (o número inclui PCs, celulares e tablets). De acordo com a companhia norte-americana, a trajetória de crescimento do novo OS é a mais rápida em sua história – ela superou o tempo de adoção do Windows 7 em 140% e do Windows 8 em quase 400%.

Os números refletem também na loja de aplicativos da Microsoft, Windows Store. O volume de transações pagas para PCs e tablets subiu duas vezes no período de festas. Dos usuários que pagaram algum conteúdo, 60% eram novos e o Windows 10 gerou 4,5 vezes mais receita por dispositivo, quando comparado ao Windows 8.

Dentre as funcionalidades do OS que mais foram utilizadas estão: a assistente digital Cortana, que recebeu 2,5 bilhões desde o lançamento do Windows 10; visualização de 82 bilhões de imagens pelo aplicativo de fotos do OS; e 4 bilhões de horas em jogos foram feitas por meio do Windows 10.

O mês de dezembro ainda foi o maior período de engajamento com um sistema operacional da Microsoft, os usuários gastaram 11 bilhões de horas no Windows 10.