A Microsoft vai controlar as atualizações do Windows 10 para dispositivos móveis. Será um processo similar àquele da Apple com o iOS. Nele, a própria empresa lança o sistema operacional sem entremeios. “Nós gostaríamos de garantir que as pessoas tenham acesso aos últimos updates do Windows 10 assim que eles estiverem disponíveis”, afirmou a empresa em uma nota enviada ao site WMPowerUser.

No formato atual, o Windows Phone é testado pelas fabricantes de smartphones, depois é experimentado pelas operadoras, e após as duas verificações o sistema operacional é disponibilizado aos usuários – como acontece com o Google Android.

A companhia dirigida por Satya Nadella disse que a comunidade de testes (beta testers) Windows Insiders experimentará as atualizações do OS comitantemente às operadoras, dando papel importante aos testadores beta, como ocorre no MIUI (Xiaomi), iOS e Android.

O Windows 10 chega em novembro por meio dos novos smartphones Lumia 950 e Lumia 950 XL. Para os usuários de Windows Phone a atualização gratuita chegará no mês de dezembro, incluindo os Lumia 430, 535 e 930.