A Microsoft lançou nesta quarta-feira, 29, a atualização gratuita do Windows 10 para o Brasil e outros 12 países. O novo sistema operacional da companhia norte-americana é multiplataforma e funciona com PCs, tablets, smartphones, Xbox One e o sistema de realidade aumentada Holo Lens.

O Windows 10 possui novidades como a assistente digital Cortana; o novo browser Microsoft Edge; o otimizador Continuum; aplicativos nativos da Microsoft; Microsoft Phone Companion, para integração com iOS, Android e Windows Phone, além do Office Mobile, para ser usado tanto em PC como nos dispositivos móveis.

A loja de aplicativos, Windows Store, e o kit para desenvolvedores foram renovados nesta quarta-feira, como parte das atualizações.

Atualizando

Os consumidores comuns com versões anteriores, Windows 7 ou Windows 8.1, que se cadastraram previamente para instalar o novo sistema operacional devem ser notificados em “ondas” sobre quando poderão instalá-lo. Para clientes corporativos, o Windows 10 está disponível para atualização imediata e, a partir do dia 1 de agosto, empresas com licenciamento por volume podem fazer a atualização para Windows 10 Enterprise ou Education.

Varejo e preços avulsos

Entre a metade de agosto e setembro, os softwares de atualização gratuita estarão disponíveis nos varejistas. Lojas como Microsoft, Fnac e Fast Shop vão ajudar os clientes na instalação – apenas a taxa de serviço será cobrada. Para os usuários que não estão elegíveis para a atualização, o Windows 10 será vendido nas versões Home (R$ 329,99) e Pro (R$ 559,99). Os valores são os mesmos sugeridos para a venda em USB.