Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

O governo da Rússia está culpando o uso indevido de smartphones no campo de batalha pela morte de quase uma centena de soldados em um bombardeio na Ucrânia. De acordo com a Associated Press, o general russo Sergei Sevryukov disse que o sinal dos celulares pessoais de seus soldados permitiu às tropas adversárias ucranianas encontrarem as coordenadas para os atingir.

Contudo, Emily Ferris, pesquisadora especializada em Eurasia no Royal United Services Institute de Londres, disse à agência de notícias que essa versão é pouco provável, uma vez que os soldados estão proibidos de usarem handsets pessoais no campo de batalha. Na visão de Ferris, a declaração do general é uma narrativa positiva para o governo de Moscou que enfrenta críticas do exterior e de dentro de seu governo pelo combate que está prestes a completar um ano.

De acordo com dados oficiais até o momento, 89 soldados russos foram mortos em um ataque da artilharia da Ucrânia na última terça-feira, 3. O governo de Kiev informou ainda que, durante o bombardeio, 400 soldados estavam em uma área educacional na cidade de Makeevka, sendo que 300 deles ficaram feridos.