A Apple retirou os aplicativos pertencentes ao VK, concorrente russo da Meta, da App Store globalmente.

Segundo o site The Verge, a Apple escreveu em um comunicado que o aplicativo continuará funcionando em smartphones que já o haviam instalado antes da desativação, mas alertou os usuários que “pode haver dificuldades com notificações e pagamentos” como resultado.

De acordo com um porta-voz da Apple, os apps são distribuídos por desenvolvedores majoritários ou controlados por uma ou mais partes sancionadas pelo governo do Reino Unido. Para cumprir as sanções, a empresa encerrou as contas de desenvolvedor associadas a esses aplicativos russos e, a partir de agora, não é mais possível baixá-los, independentemente da localização do usuário.

Na última segunda-feira, 26, o governo do Reino Unido promulgou novas sanções aos oligarcas russos em resposta aos falsos referendos que a Rússia realizou recentemente em partes da Ucrânia. As sanções afetam 23 executivos do Gazprombank, um banco russo ligado ao VK.

O Ministério de Assuntos Digitais da Rússia disse ao meio de comunicação estatal RT que estava investigando as razões para excluir aplicativos VK e contas de desenvolvedores. Os aplicativos VK ainda estão disponíveis na Play Store do Google.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no início deste ano, seu governo bloqueou vários sites de mídia social americanos, incluindo Instagram, Facebook e Twitter. Os EUA e outros governos, por sua vez, já sancionaram muitos indivíduos e empresas afiliados ao governo russo, incluindo o CEO do Grupo VK e aliado de Putin, Vladimir Kiriyenko.

A VK é a segunda maior empresa de internet da Rússia depois da Yandex, a versão do Google no país. A empresa de mídia social foi criada em 2006 por Pavel Durov, CEO do Telegram, que acabou sendo expulso depois que “se recusou a cooperar com as autoridades”.

Além do app VK, os usuários de iPhone não têm mais acesso a outros aplicativos da companhia, como Mail.ru, VK Music e Youla.

Vale lembrar que no início deste ano, a Apple parou de vender seus produtos no país e tornou certos aplicativos de notícias russos inacessíveis de qualquer lugar, menos da Rússia, apenas algumas semanas depois que as sanções impediram os clientes de bancos russos de usarem o Google Pay e o Apple Pay.