Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A Verizon confirmou que desligou sua rede 3G na virada de 2022 para 2023. Em resposta ao Mobile Time nesta quarta-feira, 3, a operadora norte-americana disse que a rede móvel de terceira geração foi desligada no último dia do ano: “Em 31 de dezembro de 2022, meses após nossos concorrentes desligarem completamente suas redes, nós desativamos a rede”, informou a companhia via assessoria de imprensa.

Vale dizer, a AT&T desligou em fevereiro de 2022 e a T-Mobile, em junho do mesmo ano.

A Verizon lembrou que o desligamento do 3G seria em 2019, mas estendeu esse prazo para focar no consumidor e dar “o mínimo impacto” no término do serviço. Isso incluiu divulgação via boleto mensal, envio de mensagens tradicionais e digitais, além de enviar proativamente dispositivos aptos às novas redes.

A empresa também disponibilizou um número de telefone para auxiliar os clientes na migração para o 4G ou 5G. Agora, a frequência de 3G (1,9 GHz) será usada para melhorar a rede 5G da operadora nos Estados Unidos.

Globalmente, a GSA contabilizou em outubro do ano passado que 80 operadoras haviam ou estavam em vias de desligar suas redes 3G em 42 países.

Negócios

Paralelamente, o CEO da Verizon, Hans Vestberg, informou  que a companhia adicionou novos clientes pós-pagos no quarto trimestre de 2022. Durante encontro com analistas do Citi nesta quarta-feira, o executivo disse que a saúde econômica está boa, mas reconhece que a operadora deve cortar custos durante 2023, devido à fraqueza na economia global.