Imagine um Facebook sem propagandas invasivas, sem convites para jogos idiotas, sem correntes religiosas ou supersticiosas, sem piadas de gosto duvidoso, sem convites para eventos indesejados ou convites para curtir páginas esdrúxulas, e sem cutucadas de gente que você mal conhece. Em vez disso, apenas notícias, em fotos, textos e vídeos, sobre os assuntos que mais lhe interessam, sejam elas produzidas por grandes meios de comunicação ou sugeridas pelos seus amigos. Em suma: um Facebook limpo e informativo, sem todo o lixo informacional no qual se transformou nos últimos anos. Agregue a essa ideia um design atraente e intuitivo. Isso é o "Paper – Stories from Facebook", aplicativo lançado pela rede social na última segunda-feira e que, por enquanto, está disponível apenas para iOS e somente na App Store dos EUA.

Quem já utilizou aplicativos que agregam notícias, como Flipboard e Pulse, notará imediatamente uma semelhança. O Paper coleta as principais histórias de vários provedores de conteúdo, mas permite que o usuário selecione previamente as editorias que mais lhe interessam. Há os temas clássicos, como tecnologia, política, moda e esportes, mas também editorias especiais, como a "Equalize", com notícias sobre feminismo e questões de gênero; "Ideas", sobre cultura contemporânea e filosofia; "Creators", sobre design; e "Pride", sobre cultura gay. Ou seja: Paper é praticamente um Facebook para intelectuais. Mas, se você gosta de notícias sobre fofocas e vídeos engraçados virais, há editorias para isso também.

No Paper, o mural de notícias do Facebook é como se fosse uma editoria também, mas, neste caso, obrigatória. Não testei o suficiente para afirmar se o algoritmo de seleção e priorização de posts é diferente daquele usado no Facebook tradicional. À primeira vista parece ter uma curadoria ainda mais cuidadosa e personalizada.

Um aspecto bem bacana da interface é a possibilidade de navegar dentro de uma foto, estendendo sua largura ao virar o celular para um lado ou para o outro, o que dá uma sensação de imersão.

Senti falta de uma seção com as notícias das páginas curtidas no Facebook. No meu caso em particular, sigo páginas de coletivos de mídia independente que são uma excelente fonte de informação sobre movimentos sociais, com notícias e pontos de vista que nem sempre encontramos na grande mídia. Seria maravilhoso acessar esse conteúdo através da interface do Paper.

Por enquanto os provedores de conteúdo do Paper são todos em inglês. É cedo para saber se a experiência será expandida para outros países, com outras línguas e meios de comunicação locais. Merece também uma versão para tablets. O Paper tem potencial para se tornar uma valiosa ferramenta de informação, mesclando jornais e sites diversos e conteúdo gerado por amigos… e, por enquanto, sem distrações inúteis.

Link para download na App Store dos EUA