O mercado de TIC deve registrar um crescimento de 7% em 2021, segundo estimativa da IDC. De acordo com análise prévia da companhia feita com 500 empresas entre janeiro e fevereiro, mas que ainda não terminou, o incremento é puxado pelo conjunto de tecnologias e pelo cenário desafiador criado pelo novo coronavírus em 2020.

Por segmento dentro de TIC, a maior alta será em TI (11%) e TI empresarial (10% – excluindo produtos de consumo) que representam os mercados de hardware, software e serviços. Por sua vez, o setor de telecom cresce 2% puxado pela demanda de serviço digitais.

De acordo com Denis Arcieri, country manager da IDC no Brasil, a análise prévia mostra que segurança será a área que mais terá investimentos, saltando de 59% em 2020 para 61% em 2021. A área de inteligência, que compreende big data, analytics, business intelligence, inteligência artificial e machine learning, aparece em seguida com aumento de 50% para 52%.

Por sua vez, os serviços de nuvem pública devem sofrer queda de 13 pontos percentuais e responderão por 33% dos investimentos. Um movimento que segundo Arcieri mostra maturidade do setor: “Inteligência artificial e segurança ganham relevância em 2021. Nuvem não perde relevância, mas fica mais maduro. Além disso, vale lembrar que vários workloads são rodados em nuvem, como segurança e ERP”.

O executivo da IDC explicou ainda que há uma mudança de comportamento das companhias brasileiras neste ano em comparação com 2020. A pesquisa mostra aumento de 13 pontos percentuais em reter e adquirir clientes (33%), e de 4 pontos em balancear a experiência do cliente entre os mundos físico e digital (31%). Por outro lado, há uma queda de 10 pontos percentuais na busca por redução de custos (45%) e de seis pontos em aumento de produtividade (53%).