Com o início da autuação e multas baseadas na Lei Geral de Proteção de Dados em agosto deste ano, um dado divulgado pela IDC mostra um cenário preocupante: apenas 50% das empresas afirmam que estão em estágio avançado de adequação à nova legislação nacional.

A informação é baseada em um estudo anual sobre o mercado TIC no Brasil. Feito com 500 empresas de médio e grande do porte do Brasil, os dados são uma prévia e foram apresentados à imprensa especializada nesta quinta-feira, 4. A pesquisa, porém começou a ser feita em janeiro e terminará no final de fevereiro.

Outro dado alarmante apresentado pela IDC é que dois terços das empresas indicam que o maior desafio na LGPD é o mapeamento e controle das informações.

Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria da IDC em software, infraestrutura e serviços de TI, acredita em introdução de mais soluções de segurança baseadas em inteligência artificial e machine learning. Essas aplicações ganham destaque não pela LGPD, mas pela necessidade de mais pessoas em regime de trabalho remoto e aumento de aplicações na nuvem.

Com isso, a expectativa da companhia de análise de mercado é que os investimentos com segurança ultrapassem US$ 900 milhões até o final de 2021, uma alta de 12,5% ante o ano anterior. Sendo que as soluções de segurança na nuvem crescerão 30% e representarão 23% das soluções de segurança buscadas no mercado nacional.