Nos últimos anos, houve uma explosão de tráfego móvel no mundo inteiro, graças à popularização dos smartphones e ao barateamento dos planos de dados. As empresas que se adiantaram e marcaram posição no mundo da mobilidade, seja através de aplicativos ou de sites móveis, estão colhendo os frutos de sua iniciativa. Isso pode ser percebido entre os clientes da britânica Red Ant, uma empresa especializada no desenvolvimento de estratégias digitais para o mercado corporativo, desde o gerenciamento de conteúdo online até comércio eletrônico. Dois anos atrás, dispositivos móveis representavam cerca de 10% do tráfego total de seus clientes. Agora, esse percentual está entre 30% e 40%. As vendas através do celular já representam de 15% a 20% da receita digital dos clientes da Red Ant. "Notamos uma demanda massiva por mobilidade", relata o CEO da Red Ant, Dan Mortimer, em recente visita ao Brasil, onde a companhia mantém um escritório.

Entre seus principais projetos em mobilidade, destaca-se o aplicativo móvel para iPhone da Topshop, rede varejista de moda com 300 lojas no Reino Unido e mais de 300 produtos lançados por semana. Através do app, os consumidores podem pesquisar todo o catálogo e acompanhar as novidades, além de realizar compras por meio de uma plataforma de m-commerce. Em apenas dez meses, o app registrou mais de 1,2 milhão de donwloads , dos quais 20% são usuários ativos semanais. A receita gerada através de compras pelo app está na casa dos milhões de dólares.

Outro exemplo da Red Ant é o aplicativo móvel da 3663, uma distribuidora britânica de comida para restaurantes. O software, neste caso, é voltado para os gerentes dos restaurantes, que podem fazer suas encomendas através dele.

Mortimer conta ter notado nos últimos anos o crescimento do sistema operacional Android. "Inicialmente os pedidos de desenvolvimento eram apenas para iOS. Agora é meio a meio entre Android e iOS", relata.

A corrida de grandes marcas por uma presença móvel está acontecendo também no Brasil e a Red Ant pretende aproveitar sua expertise internacional para liderar projetos similares no País. Mortimer comenta, entretanto, que antes de dar qualquer passo, o cliente deve refletir sobre como a mobilidade pode melhorar o seu negócio. "É preciso traçar objetivos. Pode ser reconhecimento de marca, aumento de vendas etc. Defini-los é fundamental para poupar dinheiro, recursos e tempo", aconselha.