| Publicada originalmente no Teletime | A Nokia e a Red Hat anunciaram um amplo acordo estratégico para integração das aplicações de core de rede da fornecedora com as soluções da empresa de open source. O acordo tornará a Red Hat plataforma de referência da Nokia para desenvolvimento, teste e fornecimento de aplicações.

Pelos termos, uma migração de serviços existentes nos sistemas da Nokia Container Services e Nokia Cloud Infrastructure Software para as ferramentas da Red Hat deve ocorrer, além do futuro desenvolvimento conjunto de soluções. Equipes de infraestrutura em nuvem da Nokia também serão transferidas para a Red Hat para garantir evolução contínua do projeto (cerca de 350 funcionários, segundo a imprensa internacional).

“Durante esse processo de mudança, a Nokia continuará oferecendo suporte diretamente a seus clientes, enquanto a Red Hat disponibilizará à empresa desenvolvimento contínuo de seus serviços. À medida que as estratégias de nuvem do cliente evoluem, a Red Hat e a Nokia estenderão o suporte para garantir uma transição tranquila dos clientes que optarem por migrar para as plataformas da Red Hat”, explicaram as empresas, em comunicado.

A expectativa é que a colaboração permita avanços na oferta 5G da Nokia, facilitando também implementações flexíveis de Open RAN e de multi-access edge computing (MEC). Veja abaixo um resumo da parceria:

  • A Nokia adotará a Red Hat como a principal plataforma de infraestrutura em nuvem para desenvolver, testar e entregar suas aplicações de rede core;
  • A Nokia continuará a oferecer suporte a suas principais aplicações de rede nas ofertas de plataforma Nokia NCS e CBIS;
  • As principais aplicações de rede da Nokia serão totalmente integradas ao Red Hat OpenStack Platform e ao Red Hat OpenShift a principal plataforma de aplicações de nuvem híbrida com tecnologia Kubernetes;
  • A Nokia certificará suas funções de rede nativa em nuvem (CNFs) e as funções de rede virtualizada (VNFs) para operar no Red Hat OpenShift e no Red Hat OpenStack Platform com opções para que o cliente implante em ofertas de infraestrutura de telecomunicações bare metal (on-premises), virtualizada ou em nuvem pública, incluindo as da Amazon Web Services, Google, Microsoft e outros.