Uma tecnologia nova para a localização e comunicação entre devices próximos chegará ao mercado em breve. Trata-se da LTE Direct, que fará parte do release 12 do LTE (Long Term Evolution), cujas especificações estão previstas para serem publicadas no meio deste ano e os primeiros produtos devem ser lançados comercialmente em 2016. O LTE Direct permite encontrar todos os outros devices compatíveis que estejam a um raio de 500 metros de distância e também se comunicar com eles. Além disso, funcionará com qualquer sistema operacional e em qualquer aplicativo, pois será uma feature embutida nos aparelhos 4G do futuro. A tecnologia é destaque no stand da Qualcomm no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, onde são demonstradas diversas aplicações de negócios, em áreas como mobile marketing e segurança pública.

No caso de mobile marketing, o LTE Direct pode substituir os beacons para a comunicação em locais com grande densidade de pessoas, como festivais de música. É possível desenvolver soluções para medir o fluxo de pessoas em um determinado espaço, quanto tempo cada uma ficou ali dentro e também enviar mensagens a elas, como vouchers promocionais. Uma das empresas parceiras da Qualcomm que está criando um SDK para essa finalidade é a Compass.to.

Na área de segurança pública, uma das possibilidades é usar um app de rádio, estilo push to talk (PTT), nos smartphones de policiais e bombeiros, em substituição dos velhos walkie-talkies. A vantagem é a comunicação mesmo em caso de pane na rede móvel.