Atualizada em 5 de março – A KORE Brasil anunciou nesta quarta-feira, 4, uma parceria com a Laager Tecnologias Sustentáveis para prover conectividade de Internet das Coisas para medição inteligente do consumo de água, gás e energia para concessionárias em todo o Brasil. A empresa vai utilizar a rede LoRaWAN da American Tower.

LoRaWAN é uma rede neutra para aplicações de Internet das Coisas e que fornece cobertura de longo alcance e baixo custo. A American Tower, por sua vez, conta com a Everynet como parceria tecnológica para o projeto.

A Laager desenvolve soluções de conectividade voltadas para a gestão mais eficiente de medidores inteligentes. Ao todo, tanto para clientes privados como públicos, a empresa possui mais de 130 mil medidores instalados e monitorados diariamente.

Os equipamentos – hardware e software – são desenvolvidos pela própria Laager no Brasil e serão usados para saneamento IoT, mas também serão utilizados em casos de aplicações em projetos de gás e energia.

Vale lembrar que a tecnologia LoRa é um padrão aberto que opera em frequência não licenciada (banda ISM, 900MHz) e é conhecida também pelo baixo consumo de energia e de baterias, que podem durar até 10 anos, dependendo do seu uso.

Os dados armazenados pelos módulos de rádio frequência IoT Laager conectados aos medidores serão transmitidos pela rede LoRaWAN da American Tower através da KORE, que responderá pelo fornecimento da conectividade e monitoramento de ativos para que ocorra a entrega dos dados em uma plataforma web de gestão de dados para a concessionária.

A plataforma de gestão Web Laager poderá entregar para as concessionárias informações que servirão para gerar alertas em tempo real sobre vazamentos, além de implementar análises preditivas, automatizar as medições, definir o perfil do consumidor e possibilitar a interrupção do fornecimento e o religue (sem a necessidade de atuação presencial).