O BNDES aprovou financiamento de R$ 290 milhões à fabricante taiwanês Adata para a produção de três novos semicondutores que serão usados em notebooks, desktops, servidores, televisores, automóveis e celulares no Brasil. O apoio tem como objetivo reduzir a dependência produtiva e tecnológica em produtos nano e microeletrônicos e em semicondutores, alinhado com as metas da Nova Indústria Brasil, política industrial do Governo Lula.

De acordo com o banco, o financiamento vai contribuir com o plano de expansão de produtos da Adata para abranger seu portfólio com soluções com maior desempenho e velocidade de processamento. A multinacional irá investir R$ 374 milhões na produção de três novos circuitos integrados de memória (semicondutores), sendo 77% do valor financiado pelo BNDES.

O primeiro beneficiado será o DDR5, que permite velocidade de até 8,4 Gbps, buscando otimizar o processamento de dados e diminuir o consumo de energia em 20%. O LPDDR5, por sua vez, será direcionado para o uso em notebooks e telefones celulares, já que possui alta eficiência energética e dimensões reduzidas. Por último, o chip uMCP, que será utilizado em smartphones, viabilizando a tecnologia 5G nos dispositivos.

A Adata tem duas unidades no Brasil, presente desde 2014, em Santo Antônio de Posse/SP e Manaus/AM, com quase 500 funcionários.