As fintechs MarketUp e Omie foram selecionadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BDNES) para atuarem em parceria com a instituição para ampliar o acesso ao crédito de micro e pequenas empresas. A parceria com as startups faz parte da estratégia de digitalização e open banking do BNDES.

As fintechs oferecem sistemas para gestão de processos como pagamento de contas, controle de estoque, carteira de clientes e fornecedores, relatórios gerenciais e vendas, e estão credenciadas para operar na plataforma online Canal MPME, linha de comunicação direta do BNDES com micro, pequenas e médias empresas.

Ao todo foram selecionadas 34 empresas, que atenderam a requisitos como integração a plataformas digitais, digitalização de processos, blockchain e facilitação de crédito a MPMEs, entre outros.

O Canal MPME é voltado a pessoas jurídicas com faturamento anual de até R$ 300 milhões, e permite que as empresas de menor porte solicitem financiamento ao BNDES de forma online, sem precisar visitar um banco repassador de recursos para iniciar a busca.