A Vivo está preparando o lançamento de uma versão self-service da sua plataforma Vivo Ads para que pequenos e médios anunciantes possam criar suas próprias campanhas sozinhos, através da web, informa o diretor de inovação e serviços digitais da Vivo, Fernando Luciano, em entrevista publicada nesta quarta-feira, 4, em Mobile Time.

A plataforma Vivo Ads permite a criação de campanhas de publicidade móvel. Seu carro chefe é o Data Rewards, que recompensa a interação dos usuários com dados extras para navegação na Internet. Por exemplo, podem ser criadas campanhas em vídeo que são exibidos nos celulares dos assinantes da Vivo quando termina a sua franquia de dados. Ao assistir o video até o final e responder a uma pergunta sobre ele, o usuário ganha Megabytes extras para sua navegação. Cabe reforçar que os clientes autorizam previamente a participação nessa plataforma e que a Vivo não compartilha seus dados pessoais com os anunciantes – a segmentação para a veiculação das campanhas é feita com base em clusters de comportamento nos quais os usuários não são identificados, mas tratados de maneira coletiva e anônima.

Até agora somente grandes marcas utilizaram a Vivo Ads, dentre as quais: Ambev, Banco do Brasil, Itaú, Casas Bahia, Honda, Submarino e Walmart. Em 2017 mais de 1 PB foi entregue como recompensa e foi registrada uma média de 110 milhões de visualizações de vídeos por mês.