Ana Maria Braga e Louro José apresentam o novo app durante o programa Mais Você

A apresentadora Ana Maria Braga lançou um aplicativo móvel (Android) com conteúdo exclusivo e assinatura anual. O app, que é desenvolvido pela Gold 360, oferece três níveis de acesso: gratuito; assinatura básica; e assinatura premium. Lançado oficialmente na segunda-feira passada, registrou somente no primeiro dia 15 mil downloads. Passados três dias e divulgação durante o programa na TV, superou a marca de 50 mil e figura na lista dos 10 apps gratuitos mais baixados da Google Play. A expectativa até o fim do ano é alcançar 1,5 milhão de downloads; 100 mil assinantes da versão básica e 20 mil da versão premium, projeta Rodrigo Meinberg, CEO da Gold360.

Na versão gratuita, o app entrega todo dia de manhã, no horário do programa da TV, uma mensagem de alto astral da artista e a receita que aparece na televisão, com todos os detalhes dos ingredientes e seu passo a passo.

A assinatura básica, chamada de “Plano Amiga”, traz mensagens inéditas em áudio, gravadas pela apresentadora, assim como receitas extras, também com explicações na voz dela, e dicas gerais sobre cuidados com a casa. Está no roadmap entregar esse conteúdo em formato de vídeo no futuro.

A assinatura premium, ou “Plano Amiga Mais”, por sua vez, oferece todo o conteúdo das outras opções e mais um curso de culinária em vídeo da Ana Maria Braga ensinando a fazer receitas inéditas. O curso inclui ainda receitas em vídeo de chefs amigos da apresentadora, e sugestões de cardápio diário para café da manhã, almoço e jantar. 

“O curso é para quem quer aprender o trivial, mas com alguma sofisticação. As receitas são baratas, fáceis de fazer e com ingredientes encontrados no Brasil inteiro. A Ana Maria Braga fala para as massas”, descreve Meinberg.

A assinatura básica custa R$ 77 por ano, ou 8 vezes de R$ 10,73. E a premium, R$ 297 por ano, ou 12 vezes de R$ 23,09. A contratação é feita através do site da apresentadora. A Gold 360 pretende conversar também com as operadoras móveis para viabilizar a contratação com pagamento via carrier billing.

Uma versão para iOS será lançada dentro de dez dias

App antigo

Este não é o primeiro app com conteúdo da Ana Maria Braga. A apresentadora tem outro, lançado cinco anos atrás, em parceria com as operadoras móveis, no qual também entrega mensagens de alto astral, dicas para a casa e receitas. Esse app acumula 500 mil downloads. Seu conteúdo também é oferecido via SMS, WAP e portal de voz. Somando todos os canais, chegou a ter, no pico, 1 milhão de assinantes. O preço é de R$ 3,99 por semana.

O conteúdo do app antigo não está sendo mais atualizado. A ideia agora é incentivar a migração dos usuários dele para o app novo, explica Meinberg.

Reposicionamento digital

O lançamento do novo app faz parte de um processo de reposicionamento digital da Ana Maria Braga, que está sendo conduzido pela Gold 360. Isso incluiu a recente reformulação do website da artista, o que em poucos meses elevou sua audiência mensal de 700 mil para 4 milhões de visitantes únicos, e também a criação de um chatbot, batizado como Aninha, que atende os fãs no Facebook Messenger e no WhatsApp.

“Fizemos uma sociedade com a Ana. Propus aproveitarmos que o programa Mais Você está bombando e fazermos um trabalho de reposicionamento digital dela. A Ana nunca havia adotado uma grande estratégia no digital. Este era apenas um complemento do trabalho dela. Nossa proposta é tornar o site uma grande plataforma. A equipe digital dela, que antes tinha apenas três pessoas, agora conta 45”, relata o CEO da Gold 360.