A apresentadora Ana Maria Braga lançou a Aninha, um chatbot na sua página no Facebook Messenger. Tratada pela artista como se fosse sua “filha digital”, a assistente virtual já conversou com 150 mil pessoas desde que entrou no ar, há duas semanas. Em breve, será levada para o WhatsApp e a expectativa é de que sua audiência triplique.

O objetivo inicial da Aninha é conhecer melhor o público da Ana Maria Braga, como parte de um projeto de reposicionamento digital da apresentadora, o que inclui a renovação do seu site e o lançamento de novos serviços digitais com a sua marca, incluindo um app com conteúdo premium para assinantes.

Início de uma primeira conversa com Aninha

Uma das primeiras tarefas é entender se a audiência digital da artista está mais interessada em suas mensagens de alto astral ou em receitas culinárias. Para estimular a recorrência das conversas, a Aninha vai distribuir ebooks e mensagens em áudio e vídeo gravadas pela Ana Maria Braga. O diálogo com os fãs é conduzido por uma árvore de navegação e botões.

Porém, no futuro, a ideia é conferir inteligência artificial à Aninha e torná-la uma assistente digital na cozinha brasileira. “A pessoa vai dizer o que tem na sua geladeira e a Aninha vai responder com uma sugestão de receita”, exemplifica Rodrigo Meinberg, CEO da Gold 360, empresa responsável pelo desenvolvimento do bot e parceira da Ana Maria Braga na gestão do seu novo posicionamento digital.

“Queremos usar a credibilidade da Ana para entrar na cozinha da dona de casa de classe média”, acrescenta Meinberg. Ele entende que geladeiras com inteligência artificial custarão muito caro e ficarão restritas a um pequeno nicho da população. Por isso, aposta que um bot como a Aninha é o melhor caminho para digitalizar a cozinha brasileira. “Conquistar a cozinha é um desafio para os players de tecnologia. A Ana pode desempenhar esse papel”, acredita.

Outros bots

O bot da Ana Maria Braga é o primeiro criado pela Gold 360. Ele foi produzido pela sua equipe interna de TI. A empresa planeja lançar assistentes virtuais de outras celebridades com as quais têm contrato. Os próximos serão do escritor Paulo Coelho e do consultor de carreiras e gestão empresarial Max Gehringer.

Para a atuação no WhatsApp, a Gold 360 firmou parceria com a Wavy, um dos integradores homologados para acessar a API do mensageiro.