| Publicada originalmente no Teletime | O governo federal entregou nesta terça-feira, 4, 1 mil chips com pacote de dados 4G aos alunos de Campina Grande/PB. O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão (como mostrado na foto de divulgação do MCom). Segundo a pasta, foram investidos até o momento R$ 139,5 milhões no total com o propósito de levar conectividade a cerca de 700 mil crianças e adolescentes em todo o país no programa Internet Brasil.

A distribuição de chips com pacote de 20 GB mensais no Programa Internet Brasil, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom), foi feita a estudantes das escolas municipais Anis Timani, Gov. Antonio Mariz, Padre Antonino e Maria das Vitórias Pires Uchoa Queiroz. Outras 15 escolas nos municípios de Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE) já foram contemplados.

Em breve, afirma o MCom, as cidades de Araguari, Conceição das Alagoas e Uberaba, em Minas Gerais, também participarão do Programa. Segundo a pasta, há 20 milhões de brasileiros em comunidades distantes, incluindo região Amazônica, com demanda de conectividade.

O projeto-piloto do programa, executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas municipais e estaduais já atendidas pelo Projeto Nordeste Conectado. Para ter direito ao chip com pacote de dados, a família do aluno precisa ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O Programa Internet Brasil é mais uma iniciativa de inclusão digital do MCom e a primeira que objetiva fornecer acesso individual à população. Atualmente, o Ministério já opera o Wi-Fi Brasil que, no entanto, visa a promoção de acesso fixo de forma coletiva, como em escolas e praças.

Educação Conectada

No próximo dia 11 de abril acontece em Brasília o Seminário Educação Conectada, organizado pela Teletime. Um dos temas do evento são as políticas públicas em implementação para a conectividade em escolas, e a Lei 14.172/2021 será um dos temas em foco, assim como os modelos já em implementação. Mais informações sobre a programação do evento e condições de inscrição, clique aqui.