O 5G Advanced, também chamado de 5,5G, pode chegar no Brasil daqui a cerca de três anos, prevê o diretor de rede da TIM, Marco Di Costanzo. Por enquanto as operadoras ainda estão testando essa tecnologia, que requer a agregação de múltiplas bandas, incluindo ondas milimétricas, e consegue alcançar velocidades acima de 10 Gbps. A própria TIM fez uma demonstração no Mobile World Congress com 5G Advanced e atingiu 11,6 Gbps.

“Para lançar o 5G Advanced no Brasil é preciso fazer o refarming e diminuir o tráfego de bandas legadas para usarmos no 5G. E são necessários terminais capazes de trabalhar com essa tecnologia”, comentou Costanzo, em conversa com Mobile Time. A rede de acesso, porém, não precisa ser trocada: basta uma atualização de software.

O executivo acredita que a rede 3G talvez possa ser desligada daqui a três anos, mas que a 2G vai demorar um pouco mais, em razão do seu uso em IoT, especialmente em máquinas de POS.

Confiabilidade

Sobre o recente relatório da Open Signal que apontou a TIM como sendo a rede mais confiável do Brasil, Costanzo comentou: “Confiabilidade é estabilidade da qualidade. Esse é o melhor indicador para medir a qualidade da experiência do cliente”. E destacou que uma pesquisa nos EUA aponta que, depois do preço, a confiabilidade é o principal critério que o consumidor leva em conta na escolha de uma operadora, à frente de velocidade, por exemplo.