| Publicada originalmente no Teletime | A velocidade do 5G no Brasil cresceu 6,3% no Brasil a julgar por medições feitas entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, na comparação com os 12 meses anteriores, de acordo com a empresa de medições Opensignal.

Mas “embora o Brasil tenha se superado na disputa de velocidade 5G a nível global, o País ficou  atrás de muitos mercados no quesito disponibilidade”, apontou a empresa de medições. Isso porque a firma observou que os usuários 5G passam menos de 10% do tempo conectados a uma rede de quinta geração.

Em maio de 2023, essa taxa era de 31,1% nos Estados Unidos, 42,9% na Coreia do Sul e quase 50% em Porto Rico, por exemplo.

“Portanto, a melhoria na disponibilidade do 5G provavelmente será mais percebida pelos usuários do que as modestas melhorias observadas nas velocidades do 5G”, indica o relatório, prosseguindo:

“A expansão da pegada do sinal 5G é o próximo grande desafio para as redes móveis brasileiras, uma vez que a disponibilidade de 5G ainda é relativamente baixa no país em comparação com outros mercados. Fechando a lacuna digital, a ligação entre áreas urbanas e rurais é outra ação importante, já que as implantações do 5G Standalone no Brasil têm se concentrado exclusivamente nas partes urbanas do País”.

Disponibilidade em estados

Entre as unidades federativas do Brasil, o Distrito Federal registrou a maior quantidade de tempo em que usuários passam conectados ao 5G: 15,1% do tempo. Em seguida, vieram os estados do Amapá (13,9%), Rio de Janeiro (13%), Acre (12,8%), Ceará (11,2%) e São Paulo (10,4%).

O Piauí, por outro lado, foi o único estado no Brasil em que a Opensignal registrou queda na disponibilidade desta rede. Apesar disso, a região teve o maior salto na velocidade de download no 5G entre as demais unidades federativas – 21,7% no período de novembro de 2023 a janeiro de 2024, na comparação com um ano antes.

Capitais

A Opensignal também analisou as mudanças anuais no 5G nas sete maiores capitais do país. Entre elas, Belo Horizonte apresentou a maior média de velocidade no 5G (399,4 Mbps), seguida por Brasília (386,4 Mbps), São Paulo (384,6 Mbps) e Fortaleza (381,4 Mbps).

Sobre a disponibilidade na rede, o Rio de Janeiro lidera o ranking. Isso porque os cariocas passaram 16,8% do tempo conectados ao 5G entre novembro de 2023 e janeiro de 2024. A lista continua com Fortaleza (16,3%), São Paulo (15,3%) e Brasília (15,1%).

Upload

Além da velocidade de download, houve aumento da velocidade de upload no 5G do Brasil em um ano, de 4,4%.

Ainda assim, de acordo com a Opensignal, as melhorias na rapidez da quinta geração móvel no País estão desacelerando à medida que o tráfego móvel e os congestionamentos na rede se intensificam – especialmente com os novos usuários que migram para dispositivos compatíveis com o 5G.