A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e a secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo, além de outros oficiais da Casa Branca, se reuniram com os CEOs de Microsoft, Alphabet, OpenAI e Anthropic nesta quinta-feira, 4, para falar sobre o desenvolvimento da inteligência artificial no país. O presidente dos EUA, Joe Biden, passou rapidamente pelo encontro com os líderes para falar que as companhias têm “responsabilidade fundamental” para garantir que os produtos estejam seguros antes de serem usados pelo grande público, algo que inclui mitigar riscos em direitos humanos, privacidade, garantia de empregos e valores democráticos.

Os outros oficiais da Casa Branca pediram que as empresas de IA tenham um “modelo de comportamento responsável” e garantam “inovação responsável”, a partir do projeto de Marco Regulatório da IA dos EUA e do framework de gerenciamento de risco de IA da administração federal. Vale dizer que, ao lado de Harris e Raimondo, a lista de oficiais seniores inclui nomes do topo da administração Biden, como: Arati Prabhakar, diretor do escritório de política de ciência e tecnologia; Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional; e Susan Rice, conselheira de políticas domésticas.

De acordo com nota do governo norte-americano, os CEOs Satya Nadella (Microsoft), Sam Altman (OpenAI), Sundar Pichai (Google) e Dario Amodei (Anthropic), colaboraram com ideias construtivas em três tópicos na inteligência artificial:

  1. Serem mais claros com legisladores e com o público norte-americano sobre os sistemas de IA;
  2. Oferecer sistemas de IA que possam ser validados em segurança e eficácia;
  3. E garantir que os sistemas de IA são seguros contra agentes e ataques maliciosos.

Os oficiais e executivos de IA ainda concordaram que precisam desenvolver mais segurança e proteções na IA e que trabalharão juntos.