A Qualcomm apresentou seus dois primeiros projetos de design de referência para tablets. Eles foram desenvolvidos pelo centro criado para essa finalidade pela empresa no Brasil, com apoio de equipes da Qualcomm ao redor do mundo. A primeira fabricante a adotar o design de referência para tablets será a brasileira CCE, com lançamento previsto para os próximos meses.

"Antigamente vendíamos apenas os chipsets, enquanto os fabricantes cuidavam sozinhos do desenvolvimento do produto. Agora, oferecemos junto com o chipset a opção de um design de referência, o que reduz o tempo de lançamento", explica Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para América Latina.

A empresa disponibiliza aos fabricantes dois projetos de tablets, com telas de 7 e 10 polegadas. Eles podem usar dois modelos de processadores Snapdragon: o 400 MSM 8230 e o MSM 8030, com capacidade dual-core de 1.2 GHz e 1.4 GHz, respectivamente. Eles operam com Android na versão Jelly Bean, conectividade HSPA+ (até 21 Mbps) e vídeo em alta definição (30 fps de 1080p).

Até então a Qualcomm oferecia a seus clientes apenas projetos  de design de referência para smartphones, com os quais foram lançados mais de 200 produtos de 40 fabricantes em 14 países.