Uma visita à loja da Apple fora do País fez com que o fundador e diretor comercial da Dentalis, Sergio Aronis, trouxesse para o mercado de saúde um processo rápido de check-out. Sua empresa é fornecedora de softwares odontológicos em nuvem e um dos problemas que as grandes clínicas enfrentam é justamente o momento do pagamento, quando grandes filas se formam e o espaço acaba ficando mais cheio do que deveria. Ao ver que na Apple os próprios atendentes recebiam o pagamento, Aronis desenvolveu uma nova função para o aplicativo Dentalis Mobile para que as consultas sejam pagas ainda no consultório, com uma máquina POS.

“Pensamos numa nova experiência de checkout para as grandes clínicas odontológicas que estão se consolidando neste mercado. São redes que atendem um público de baixa renda, com um tíquete médio baixo e que, por isso, focam em volume de pacientes. Com isso, a recepção desses lugares está sempre movimentada. Com a solução que criamos o cliente paga a consulta ou o tratamento com o próprio odontologista”, explicou Aronis. A ideia é que o paciente ganhe de 10 a 15 minutos em sua consulta, não enfrente filas no caixa e tenha uma experiência de pagamento simples, rápida e positiva.

No projeto em desenvolvimento pela Dentalis, o software da empresa ficará embarcado na máquina POS. Portanto, no fim da consulta, o dentista poderá passar o cartão do cliente diretamente na máquina ou, caso a solução não tenho o app embarcado no POS, mas esteja em seu celular, ele poderá utilizar seu smartphone, que se comunicará via Bluetooth com o POS. Independentemente da forma de pagamento, as informações ficarão armazenadas no aplicativo, de modo que o profissional poderá acessá-las no dispositivo móvel.

Fundador e diretor comercial da Dentalis, Sergio Aronis

O projeto piloto da solução está sendo desenvolvido com uma empresa de cartões, mas seu nome ainda não pode ser divulgado. Contudo, a adquirente é a Cielo, e o software da Dentalis está embarcado em máquinas Lio.

Apesar de já estar pronta, a solução está no fim do seu processo de homologação e deve estar completamente disponível no segundo semestre de 2019. A Dentalis já disponibiliza o aplicativo, contudo sem a função de pagamento.

Atualmente, com o app, o dentista pode fazer o planejamento (orçamento) do paciente e processar o cartão como for conveniente a ambos, podendo oferecer descontos em pagamentos à vista, parcelamento, além de diversas opções de bandeiras, débito e crédito.

“Nossa solução foca no clínico e no financeiro”, resume o diretor comercial da Dentalis, já que o aplicativo também faz o agendamento dos pacientes. A nova versão do Dentalis Mobile permite ainda que os odontologistas registrem o prontuário eletrônico dos pacientes em seus smartphones e que essas informações sejam automaticamente sincronizadas com o sistema do consultório por meio de uma solução em nuvem.

A ferramenta, que é usada por 4 mil profissionais até o momento, também pode ser usada num desktop e, de lá, o profissional conta com funções adicionais, como controle de estoque e de contas a pagar.

O aplicativo faz parte do pacote premium de uma solução SaaS e sua precificação com o app pode variar de acordo com o número de dispositivos habilitados na clínica odontológica.