Foto de Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra da Mulher, Família e dos Diretos Humanos, Damares Alves, apresentou o programa “Reconecte”, nesta quinta-feira, 4, cujo propósito é reconectar as famílias e alertá-las sobre o uso excessivo de tecnologia, além de colocar o brasileiro sob um regime de “desintoxicação” digital.

O programa foi lançado durante o seminário “Uso Inteligente da Tecnologia: desafio para as famílias e a sociedade”, organizado pela Secretaria Nacional da Família em Brasília. De acordo com informações da Agência Brasil, o Reconecte abordará a relação com doenças ligadas à dependência digital e pornografia infantil.

Alves argumentou que o uso exagerado afeta muitas famílias e que o poder público deve propor soluções para o problema. A ministra citou uma pesquisa da PUC para defender sua tese, como o fato de que 50% dos estudantes usam o telefone celular durante as refeições e que 30% usam o smartphone no banheiro.

Entre as propostas do Reconecte estão: informar a sociedade sobre controle, alerta e regulação de comportamento em meios digitais; apontar mecanismos de uso para evitar perigos da Internet; e fomentar o uso da tecnologia como responsabilidade social.

Desplugados

Como uma das bases do programa, o Ministério busca explorar o Desafio Detox Digital, que propõe um dia para as pessoas ficarem sem usar tecnologia. Será definida uma data em outubro. A ideia desta ação é que o brasileiro troque o acesso à tecnologia por atividades em família. O Detox Digital quer promover o papel da família no estímulo ao uso de recursos tecnológicos de forma inteligente, além de trazer um debate para a sociedade sobre o efeito da tecnologia nas relações humanas.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná foram os escolhidos para serem os primeiros “desconectados” em 2019. Junto com a campanha, o governo já veicula peças publicitárias em prol do Detox Digital.