A TecBan lançou nesta terça-feira, 4, um sandbox próprio de Real Digital para instituições conectadas à sua plataforma financeira, o Banco24Horas. Dentro desse espaço de testes, os desenvolvedores de fintechs e outras companhias poderão simular transações, testar segurança e vulnerabilidade no ambiente de uma moeda digital de banco central (CBDC).

Segundo Luiz Fernando Lopes, gerente de plataformas digitais da TecBan, o objetivo do sandbox é dar aos seus mais de 150 associados um espaço virtual e seguro para provas de conceitos. Os interessados em participar devem encaminhar e-mail para [email protected].

Testes no BC

Importante dizer que o espaço de testes apresentado pela TecBan é diferente do Piloto do Real Digital que é conduzido pelo Banco Central. Na prova do regulador, a Tecban fará testes de privacidade, programabilidade e interoperabilidade na moeda digital e em parceria com outras instituições. São elas: Banco da Amazônia, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin.

O primeiro fruto da prova da techfin no Real Digital dentro do BC é uma Cédula de Produto Rural (CPR) tokenizado na infraestrutura do Real Digital com o Banco da Amazônia. Além do consórcio da Tecban, outros 13 projetos foram escolhidos pelo Banco Central no final de maio.