Durante as apresentações das versões 8.0 do iOS e a Yosemite do MacOS no WWDC em São Francisco em junho, a Apple deu uma ênfase enorme para as novidades voltadas aos developers. Não vou entrar em detalhes sobre as novas funcionalidades para os usuários. Meu ponto aqui é falar sobre as novidades para os desenvolvedores de apps e também as áreas de TI das empresas.

A Apple anunciou que essa é a versão do sistema operacional com maior ênfase nos developers desde o lançamento da AppStore. Anunciou uma nova linguagem de programação chamada Swift que combina a linguagem compilada com linguagem script e promete ajudar os desenvolvedores a criarem apps mais robustos e menos propensos a erros. O que mais me impressionou, entretanto, foi a quantidade de APIs disponíveis para os desenvolvedores criarem apps mais conectadas ao ecossistema da Apple: agora são mais de 4 mil. Abaixo destaco os elementos mais interessantes:

HealthKit

A API permite que aplicativos de saúde, esporte e bem-estar possam se comunicar uns com os outros. Por exemplo: apps de corrida e alimentação podem compartilhar seus dados com um aplicativo de saúde, permitindo que o seu médico possa controlar quaisquer alterações na sua frequência cardíaca ou pressão arterial e avaliar a sua condição remotamente. Informações sobre a saúde do usuário são armazenadas em um local centralizado e seguro e o usuário decide quais dados podem ser compartilhados com os aplicativos. Quantified Self by Apple!

HomeKit

Trata-se de um novo framework para comunicação e controle de dispositivos conectados na casa do usuário. Da mesma forma, o HomeKit permite que aplicativos possam interagir intermediados pelas APIs disponibilizadas pela Apple. Por exemplo, você pode dizer à Siri que está indo dormir e ela vai escurecer as luzes em sua casa, trancar a porta da frente e ajustar o termostato.

iCloud Drive

Enviar e recuperar arquivos do iCloud da Apple assim como armazenar dados estruturados das suas aplicações. É assim que o CloudKit API incorpora funções muito poderosas do concorrente Dropbox.

Touch ID

A Apple abriu as APIs do TouchID permitindo que os desenvolvedores usem a função de autenticação biométrica em seus aplicativos. Assim, os apps podem solicitar a digital para autorizar uma compra, armazenar ou recuperar informações dos usuários, tudo usando o sensor de impressões digitais do iPhone 5S. Essa API foi a minha preferida desse lançamento!

Agora é aguardar que o batalhão de desenvolvedores iOS construam a nova geração das aplicações que mudarão nosso dia a dia.