Executivos da TIM apresentando o 5G na cidade de São Paulo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A TIM inaugurou sua rede 5G na cidade de São Paulo nesta quinta-feira, 4. De acordo com o CEO da operadora, Alberto Griselli, a ativação das antenas de quinta geração ocorreu ainda de madrugada, às 2h,  após a Anatel liberar à meia-noite a frequência de 3,5 GHz na capital paulista. Inicialmente, a operadora chega com 850 antenas dedicadas ao 5G. Isso significa que a companhia cobrirá 100% da capital e 90% da população em seu começo. A ideia é aumentar para 1 mil antenas ainda em agosto e chegar a todos os seus 1.150 sites em São Paulo em seguida.

Além disso, o executivo afirmou que a operadora é a única com presença nos 100% bairros paulistanos: “Única operadora, por quê? Pois, é necessário pagar as taxas de instalação a cada vez que ativa uma antena. Comparamos a nossa taxa com o resto do mercado, a soma dos competidores chega a 50% dos nossos números em antenas licenciadas. Saímos com uma cobertura maior que os nossos competidores”, disse o CEO.

Com equipamento da Ericsson, as redes 5G funcionam nos padrões standalone (SA) e non-standalone (NSA). Todos os clientes da TIM com terminais compatíveis com 5G conseguem acessar de imediato, sem custo adicional, a rede NSA. Para o 5G SA, o é preciso aderir a um plano que será lançado no próximo dia 18, o “Booster”, que oferecerá experiência de cloud gaming com baixa latência e 50 GB extra da franquia. Esse novo plano não terá cobrança para os usuários que aderirem a ele até o mês de outubro deste ano.

Chips

Para usufruir do novo plano não é preciso trocar o SIMCard, exceto no caso dos iPhones que usam SIMCards físicos, como o iPhone SE 5G. Os demais iPhones com 5G têm chip eSIM e podem ser atualizados em loja ou over-the-air (OTA).

“Na verdade, existe um novo padrão de SIMCard para o 5G que cria criptografias na comunicação. Não significa que o que usamos no 4G não é adequado. Mas isso evoluiu. Entretanto, não muda a experiência do cliente no uso do 5G. Todos os fabricantes permitem ter SA no SIMCard anterior, exceto a Apple”, explicou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM. “A Apple é a única que impõe que, para ter o 5G SA, você precisa trocar o SIMCard. Mas tem uma diferença: o eSIM da Apple. Com ele é possível fazer a ativação eletrônica do SIMCard e ele é compatível com SA”, completou.

Griselli lembra ainda que o consumidor normal, com um dispositivo 5G, poderá ter velocidade plena da quinta geração com o SIMCard atual. Mas o 5G SA, que traz outras vantagens, como a baixa latência, “ficará para alguns serviços”, como o cloud gaming. “Portanto, os clientes que querem latência baixa precisam do SA”, concluiu.