O processo de várias procuradorias estaduais e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o Google por possíveis práticas anticompetitivas no negócio de busca teve seu escopo reduzido nesta sexta-feira, 4. O juiz distrital de Columbia, Amit Mehta, acatou um pedido da empresa para retirar do processo alegações sobre produtos que não teriam relação com a questão ou que não ofereceriam risco à competição. Foram retirados do processo: Android Compatibility Commitments (ACC), Acordos de Anti Fragmentação (AFA), Google Assistente, dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e o projeto Open Source de Android (AOSP).

Entenda

AFA é a versão antiga do ACC e serve apenas para proibir que fabricantes distribuam dispositivos que não estão dentro das especificações de uso do Google Android. Já o AOSP é a versão do Android Open Source: os procuradores alegam que os seus apps são piores que a versão proprietária do Android, mas o magistrado não viu risco competitivo nisso.

E Google Assistente é a assistente virtual do Google. E os dispositivos de IoT compatíveis com ela (smart speakers, por exemplo) também foram retirados pelo juiz não encontrar risco antitruste, como o fato de colocar a assistente como padrão em certos aparelhos de IoT.

Outros pontos

Mehta ainda concedeu uma moção de “julgamento resumido” sobre a conduta do Google e seu motor de busca contra plataformas especializadas, como Expedia, TripAdvisor, OpenTable, Amazon e eBay.

Mas negou pedidos da companhia e manterá para no julgamento a avaliação se o Google firmou contratos com fabricantes para colocar e garantir o seu buscador e o navegador (Chrome) como padrão em dispositivos móveis, algo que teria prejudicado os negócios de rivais como Yahoo, Microsoft, Alibaba e DuckDuckGo.

O julgamento será no próximo mês de setembro.