A Motorola e o Google apresentaram nesta quinta-feira, 4, o smartphone motorola one, o primeiro do Brasil com Android One, linha laçada com soluções que procuram entregar uma experiência mais leve e segura ao usuário. Com o dispositivo, a companhia volta às origens do Android puro em seu portfólio.

“O Android One é um portfólio global de experiências. Ele combina a excelência de hardware da Motorola com o software do Google. Tem integração do Google Lens, Google Fotos e Google Play Protect”, disse Flávio Ferreira, diretor de parceiras do Android na América Latina, durante apresentação do handset na sede do Google, em São Paulo.

De acordo com José Cardoso, VP da Motorola no Brasil, a ideia de lançar mais um produto é para atingir consumidores que buscam por mais opções diferenciadas na faixa de preço intermediária. Cardoso explicou ainda que o rol de produtos da companhia em smartphones está praticamente fechado. Com isso, a fabricante deve manter-se com 8 a 9 handsets, como adiantou no começo deste ano. Antes, a empresa tinha mais de 12 modelos, contando aqueles da marca Lenovo.

Com a entrada do novo dispositivo, a Motorola passa a ter cinco famílias de dispositivos: Moto E, Moto G, Moto X, Moto Z e agora o motorola one. Nota-se que o Moto C, uma categoria de smartphones de entrada que fazia parte do portfólio, e os devices da Lenovo (série K) foram retirados.

Configurações

Com tela de 5,9 polegadas IPS em HD, o motorola one é o primeiro dispositivo da fabricante com proporção de 19:9. Com bordas arredondadas e acabamento em vidro, o handset se destaca por ter câmera dupla traseira de 13 MP, com abertura de 2.0, e frontal de 8 MP com flash.

Na capacidade computacional, ele possui uma plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 625 octa-core de 2.0 GHz, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (expansível com microSD para 256 GB). Com entrada para dois chips de operadora (Dual SIM), ele ainda possui bateria de 3.000 mAh.

O sistema operacional disponibilizado no aparelho é o Android Oreo (8.1). No entanto, a Motorola garante atualizar o device para o Android Pie (9.0) até o final do ano. Além do update para o Pie, a fabricante também disponibilizará mais uma versão do Android para os usuários do dispositivos (possivelmente Android 10) e três de atualizações de segurança.

Usabilidade

Nota-se ainda que a Motorola procurou colocar poucas funções do Moto Assist no seu novo device, com intuito de deixar a experiência do Android One mais pura. Apenas as funções de abrir a câmera com gesto, abrir a lanterna com gesto, Dual SIM inteligente (seleciona a melhor operadora para receber ou fazer uma ligação entre os dois chips) e câmera inteligente (autofoco, por exemplo), foram adicionadas ao handset.

“O Android One tem um alinhamento com a proposta do portfólio da Motorola. Fazer o mínimo possível de alterações no OS. Aproveita o sistema operacional e leva experiência relevante ao consumidor, em um hardware desenvolvido pela Motorola”, disse Renato Arradi, gerente de produtos da Motorola.”Esse alinhamento foi o que permitiu fazer essa parceria entre Google e Motorola” .

Disponibilidade

O motorola one começa a ser vendido a partir desta quinta-feira em todo o Brasil. Com opções de cores em preto ou branco, o handset chega ao varejo nacional e operadoras com preço inicial de R$ 1.499.