O uso de apps de corrida de táxi e/ou carros particulares continua aumentando no Brasil. Por conta da estagnação econômica e da alta taxa de desemprego, a oferta de motoristas nesses serviços é enorme e os preços das corridas são baixos, às vezes competindo até com o transporte público, dependendo da distância e da quantidade de passageiros dividindo o custo no mesmo veículo. Em um ano subiu de 66% para 75% a proporção de brasileiros que já chamaram uma corrida através de app em seu smartphone, revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.

Tendência notada na edição de seis meses atrás desta pesquisa foi confirmada mais uma vez: embora continue líder absoluto na preferência do brasileiro, o Uber está perdendo espaço para o 99, que vem se recuperando desde que teve seu controle vendido para a chinesa DiDi. Em um ano, o Uber caiu 10 pontos percentuais no ranking dos apps de corrida favoritos dos brasileiros, citado como o preferido agora por 73% dos usuários desse serviço. No mesmo intervalo de tempo, o 99 ganhou 9 pontos percentuais, passando de 13% para 22%. Vale lembrar que dois anos atrás o 99 vinha caindo e chegou a ser apontado como o favorito por apenas 6% dos brasileiros, contra 86% do Uber.

A pesquisa entrevistou 2.024 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone entre os dias 21 e 25 de agosto de 2019. A pesquisa respeita as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica deste grupo, tendo 95% de grau de confiança e margem de erro de 2,1 pontos percentuais. O relatório na íntegra pode ser baixado de graça aqui.