O crescente interesse de empresas por redes celulares privativas (RCPs) abre oportunidades para integradores de sistemas, aponta o vice-presidente do Centro de Excelência em Redes e Telecomunicações da Intel, Werner Schaefer, em conversa com Mobile Time, durante a Futurecom. O ideal é que fornecedores tenham soluções o mais simplificadas possível, para facilitar a instalação.

“Não dá para esperar que mineradoras e petroleiras tenham o conhecimento para implementar e gerenciar redes de telecom. Por isso, há grande oportunidade para integradores de sistemas e também operadoras, que vão implementar e gerenciar essas redes”, disse.

Open-RAN

A Intel apoia também o desenvolvimento do Open-RAN, padrão aberto de redes de acesso móvel. A expectativa é de que essas redes reduzam, no futuro, o custo total de posse (TCO, em inglês) para as operadoras. Mas Schaefer reconhece que, por outro lado, há um grande desafio em convencer as teles, porque aumenta a complexidade da implementação e do gerenciamento das redes, por conta da diversidade de fornecedores.