Painel sobre tendências no MWC 22, com representantes de Intel, Meta e Microsoft

Especialistas de Microsoft, Meta e Intel acreditam que o metaverso e as redes Open RAN serão os dois principais temas da edição deste ano do Mobile World Congress. Eles participaram de um painel nesta segunda-feira, 28, cujo propósito era justamente apontar as principais tendências do evento.

“O metaverso será big news. Não se trata mais de descrever “o que é”, mas “como é”. Como se faz dinheiro nele? Como pode ser implementado de forma que faça sentido?”, comentou Sanjay Mewada, chefe mundial de marketing da Microsoft.

Tony Lutz, gerente de marketing de produto da Meta Connectivity, concordou que o metaverso será um dos temas principais, mas reconheceu que esse conceito está dando seus primeiros passos. Ele aproveitou para fazer um elo com o Open RAN, outra tendência do evento apontada pelos especialistas: “O Open RAN será um enabler para o metaverso. Precisamos de diversidade no ecossistema, inclusive na infraestrutura. Precisamos de conectividade gerida de forma mais eficiente. Redes com IA e Open RAN fazem parte disso”.

Cristina Rodriguez, vice-presidente de acesso sem fio da Intel, fez coro em relação ao Open RAN. E, por outro lado, apontou o 6G como o grande hype dessa edição. “Sempre que se fala em 6G lembro que ainda há tanto a ser feito no 5G”, comentou. “Conforme o 5G se torna real, falaremos mais do 6G”, acrescentou Mewada, da Microsoft.

Por fim, os três especialistas destacaram temas que entendem estarem sendo pouco discutidos, embora sejam muito importantes: segurança, convergência entre redes Wi-Fi e móveis, e qualidade de experiência.