Foto de Walden Kirsch/Intel Corporation

Navin Shenoy, vice-presidente e gerente geral da divisão de plataforma de dados da Intel

A Intel resolveu lutar por seu espaço no 5G com uma série de soluções apresentadas nesta semana. Encabeça o portfólio para a quinta geração da Internet móvel da companhia o Intel Atom P5900, um System-on-Chip (SoC) de 10 nanômetros destinado a estações base sem fio.

Além do SoC, a Intel apresentou também: a segunda geração de chips Xeon, com foco em redes virtuais; o chip ASIC Diamond Mesa, destinado à aceleração de cargas de trabalho em rede 5G; e o adaptador de rede Ethernet série 700, customizado para o 5G.

Por trás da estratégia com novos produtos, a Intel pretende se tornar a principal fornecedora de semicondutores para ERBs até 2021. De acordo com Navin Shenoy, vice-presidente e gerente geral da divisão de plataforma de dados da Intel, o segmento de infraestrutura de rede é a oportunidade mais significativa para companhia. Algo que, em suas palavras, pode representar “uma oportunidade de silício de US$ 25 bilhões até 2023″.

Com os lançamentos, a empresa ainda confirmou que o conjunto de ferramentas do Open Network Edge Services (OpenNESS) passa a oferecer suporte ao 5GNR e Enhanced Platform Awareness (EPA), e firmou parcerias estratégicas com Altiostar, Dell, Deutsche Telecom, HPE, Lenovo, QCT, Rakuten, VMware e ZTE.