A Iniciativa 5G Brasil, consórcio que reúne 421 provedores de Internet de todo País, não teve sucesso em sua participação no leilão de quinta geração. Apresentou propostas para todos os blocos regionais de 3,5 GHz, mas não levou nenhum, embora tenha protagonizado a disputa mais emocionante do certame, perdendo o bloco da região Sul para o Consórcio 5G Sul após fazer oito lances. Entretanto, o sonho de um projeto nacional unindo centenas de ISPs não acabou, apenas mudou de rumo. Em vez de uma rede própria em 5G, os ISPs discutem agora a criação de uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) com atuação nacional. 

“Seguimos fortes com o plano B de uma MVNO nacional. É o mesmo plano original, mas sem ser proprietário do espectro. A grande vantagem é que conseguimos ir para o mercado imediatamente”, diz Rudinei Carlos Gerhart, diretor do consórcio, em conversa com Mobile Time no fim da tarde desta quinta-feira, 4.

O executivo pretende negociar com todas as operadoras dispostas a oferecer um contrato de uso de rede móvel para os ISPs.

Gerhart acredita que não só os atuais 421 provedores devem continuar no projeto, como novos devem entrar, porque o risco do negócio como MVNO será menor.

A expectativa é de que o consórcio crie uma marca única nacional para a sua MVNO, mas os ISPs serão livres para utilizarem suas marcas locais próprias, se assim preferirem, informa o diretor.