chip; semicondutor

Ilustração: Cecilia Marins

A Twilio anunciou o lançamento da Verify Silent Network Authentication (SNA), ou Verificação de Autenticação de Rede Silenciosa, em tradução livre. A autenticação do usuário é feita em segundo plano, automaticamente, a partir da verificação do número de telefone atrelado ao SIMcard do smartphone do usuário, em conexão direta com operadoras.

A companhia fez parceria com 56 operadoras, em 30 países, incialmente. Dessa forma, é possível verificar o dispositivo e o número de telefone com as empresas de telefonia sem a necessidade de senhas, códigos PIN, captcha, one-time password (OTP) e outros métodos tradicionais de autenticação.

A solução está disponível em versão beta pública, por enquanto na União Europeia, Indonésia, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. Ela pode ser utilizada por qualquer app que precise fazer algum tipo de autenticação, seja no onboarding ou login.

Na Signal, conferência da Twilio realizada nesta semana, Tim Gu, gerente de produtos da Twilio Verify, lembrou que 42% dos consumidores abandonam o onboarding devido à fricção no processo, segundo pesquisa da Liminal. “Você consegue reduzir a fricção e maximizar a conversão no onboarding, enquanto impede a criação de contas falsas por pessoas mal intencionadas”, afirmou.

O superapp Gojek (Android, iOS), um aplicativo de compartilhamento de caronas, entrega e compras com sede na Indonésia, reduziu o tempo de login do cliente de 20 para cinco segundos utilizando a SNA, de acordo com Gu.