O mercado de aplicativos no Brasil é o nono com maior crescimento em 2025 de acordo com um ranking elaborado pela Adjust cuja pontuação considera quantidade instalações, eficiência de custos, engajamento e retenção de usuários (veja mais sobre a composição da nota ao fim da matéria). A pontuação varia entre 0 e 100. A do Brasil foi de 30,2 pontos, atrás de outros oito países, incluindo dois latino-americanos: Argentina (34,9) e Colômbia (34,5). O ranking é liderado pela Índia (49 pontos) e pela Indonésia (43,1). Os resultados estão apresentados no relatórioMobile App Growth Report deste ano, estudo global realizado pela Adjust.

Adjust

Gráfico do relatório Mobile App Growth Report: 2025 Edition.

Para Fernando Cabral, diretor de growth da Adjust na região, a América Latina ainda tem um potencial inexplorado. O executivo destaca que os países latinos formam um mercado importantíssimo para o setor, com 413 milhões de usuários de internet móvel, uma penetração digital de 64%. A empresa destaca que os aplicativos móveis na América Latina devem acumular uma receita de US$ 35,9 bilhões (R$ 193,1 bilhões) até 2030.

Neste promissor mercado, o segmento de games é o mais popular, com um índice de crescimento de 32,4 pontos, ficando à frente dos apps de publicações (29), entretenimento (25,5) e de utilities (21,9). No Brasil, o cenário é um pouco diferentes, já que os aplicativos de viagem lideram o ranking.

unnamed 1

Gráfico do relatório Mobile App Growth Report: 2025 Edition.

Em comparativos globais, a região teve um avanço de 30,5 pontos, abaixo da Europa (32,4), Oriente Médio, Norte da África e Turquia (MENAT), que somados chegam a 33,3 pontos, e a região Ásia-Pacífico (Oceania, Leste e Sudeste asiático) com 45 pontos. Embora seja o polo de inovações tecnológicas, onde fica o Vale do Silício, a América do Norte é a lanterna da pesquisa, com crescimento de 27,3 pontos. A Adjust explica que o número é reflexo do maior desenvolvimento econômico e desaceleração da economia.

A pontuação do Mobile App Growth Report é feita a partir de uma análise dos cinco mil principais aplicativos do mundo, ao longo do primeiro semestre, que avalia suas instalações (40% da nota), eficiência de custos (20%), engajamento (20%) e retenção de usuários (20%). As pontuações por quesito variam entre 0 e 100.

Ilustração produzida por Mobile Time com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!