O Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria, em Guarapuava, interior do Paraná, será reinaugurado nesta quinta-feira, 5 e, no sábado, 7, e promoverá acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão. A inciativa conta com o aplicativo Veever (Android, iOS), desenvolvido pela startup de mesmo nome e que utiliza beacons para o seu funcionamento. A instalação foi feita de maneira gratuita e colaborativa no aeroporto. Os dispositivos de microlocalização (os beacons) se comunicam com o aparelho celular de quem passa pela terminal aéreo por bluetooth. No aeroporto de Guarapuava foram instalados seis beacons que contêm informações descritivas sobre o local.

Para o terminal aéreo, foram mapeados pontos de entrada, saída, sanitários, portões de embarque e desembarque e área de check-in. O aplicativo reconhece a proximidade desses pontos previamente e emite comandos de voz que direcionam a pessoa. Ao apontar o smartphone para determinadas direções, o usuário recebe informações sonoras sobre possíveis interesses que estejam naquela direção. Cada beacon possui um texto descritivo que é acionado com a proximidade do aparelho com aplicativo em funcionamento.

Vale lembrar que o Veever também foi utilizado durante o último Rock in Rio 2019, para a acessibilidade durante os dias de evento.