A NVIDIA apresentou uma nova placa para acelerar a adoção da inteligência artificial em carros autônomos, a Drive PX 2. Do tamanho de um tablet, o supercomputador da fabricante norte-americana possui dois processadores Tegra e duas unidades de processamento gráfico (GPUs) da próxima geração.

Além do poder do hardware, a nova placa da possui um sistema de treinamento de GPU de aprendizado profundo NVIDIA Digits, que ensina ao computador como reagir diante de desafios na estrada – animais, carros na contramão, pista escorregadia, pista esburacada, equipes de construção e etc.

A Drive PX 2 pode realizar até 24 trilhões de operações por segundo, dez vezes mais potente que o Drive PX. Ela ainda possui oito teraflops de poder processual, o equivalente a 150 Macbooks.

Feito na última segunda-feira, 4, o anúncio da NVIDIA nos Estados Unidos durante o segundo dia da prévia da CES 2016, ainda confirmou que a Volvo será a primeira montadora a fazer os testes com o Drive PX2. A fabricante sueca utilizará 100 carros XC90 com a placa para direção virtual.