Uber orienta que passageiro leve seu próprio capacete ou que o equipamento oferecido pelo motorista seja higienizado. (Crédito: divulgação)

O Uber Moto, serviço de transporte por motocicleta da Uber (Android, iOS), chega nesta quinta-feira, 5, às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Com preço menor do que o UberX, a modalidade de carro mais barata, as viagens de moto também podem ser pedidas pelo app.

Aracaju foi a primeira cidade do Brasil a oferecer a modalidade, em novembro de 2020. Atualmente, o Uber Moto está presente em mais 160 municípios no País.

De acordo com Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil, antes de disponibilizar as modalidades nas duas maiores cidades brasileiras, a Uber passou dois anos avaliando o serviço nos municípios em que já é oferecido. Segundo a diretora de marketing, há um uso constante de corridas de e para estações e terminais de ônibus, trens e metrô, complementando a malha pública, além do uso rotineiro.

Segurança

Assim como as outras modalidade da Uber, as viagens de moto incluem checagem de antecedentes dos motoristas, entre outras medidas. Quem quiser dirigir na plataforma precisa ter CNH definitiva com observação de atividade remunerada (EAR).

Os usuários podem compartilhar a viagem com seus contatos, que terão acesso à placa, identificação do condutor e localização em tempo real. Em todas as viagens, a Uber oferece seguro para acidentes pessoais, tanto para usuários quanto para parceiros.

A plataforma possui uma série de vídeos educativos, desenvolvidos com especialistas em segurança viária, além de um podcast para usuários e motociclistas que usam o Uber Moto. A intenção é estimular a direção segura e o respeito às leis de trânsito. Os conteúdos são enviados para usuários e parceiros que utilizam a modalidade, e podem ser acessados por motoristas a partir do aplicativo Uber Driver.

Com relação às medidas para enfrentamento à covid-19, usuários e motoristas são orientados a limpar as mãos e superfícies da moto com álcool em gel. A Uber também sugere que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que capacetes oferecidos por motoristas sejam higienizados e usados com touca higiênica.