O mercado de jogos móveis é extremamente competitivo. Há uma infinidade de títulos e novos games surgem a todo instante. Nesse cenário, a maioria dos jogos lançados para Android e iOS não sobrevivem ao primeiro ano de operação. Acabam sendo retirados das lojas ou simplesmente têm a sua manutenção descontinuada, sendo abandonados pelos próprios desenvolvedores. Mas há exceções. Uma delas é o brasileiro Praia Bingo (Android, iOS), que chamou a atenção de Mobile Time recentemente por ser o único título nacional presente na lista dos dez que mais geraram receita no Brasil em 2018, de acordo com a App Annie. O Praia Bingo é um jogo de bingo na tela do celular. Ele existe há seis anos, está sendo continuamente renovado e mantém uma sólida base de 150 mil usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês), metade deles no Brasil. Além da longevidade, o Praia Bingo impressiona pela sua capacidade de retenção: cerca de 30% do seu faturamento provém de usuários que jogam desde o seu lançamento, em 2013, informa André Papa, CMO do Pipa Studios, estúdio responsável pelo jogo.

Tela do Praia Bingo com um bingo que homenageia a praia de Ipanema

“Temos muitos relatos de pessoas que se conheceram e se casaram pelo Praia Bingo. Tem gente que usa o tema do Praia Bingo para fazer festa de aniversário. Há usuários que contam que o jogo os tirou da depressão”, relata o executivo.

O CMO atribui o sucesso a três fatores. O primeiro deles foi o timing. No fim de 2012, os fundadores do Pipa Studios notaram a falta de jogos de bingo para brasileiros no Facebook. Criaram então o Praia Bingo, inicialmente para a rede social, e logo em seguida para Android e iOS (hoje o sistema do Google representa 60% da base de usuários).

O segundo fator de sucesso é a constante atualização do game. Ele possui cerca de 50 diferentes bingos dentro dele. Cada um leva o nome de uma praia diferente, do Brasil e do exterior. E cada um tem características e regras próprias. Volta e meia é lançado um novo jogo dentro do Praia Bingo, homenageando uma praia diferente. Em uma recente e criativa ação, a empresa contratou o cantor Sidney Magal para emprestar sua voz ao jogo: durante um mês inteiro, era a voz dele que cantava os números sorteados no bingo. Em breve, a ação será repetida, mas com um artista mexicano, para agradar ao público que fala espanhol.

Por fim, a terceira, e talvez mais importante razão que explica a longevidade do jogo, é o esforço da empresa em engajar os usuários. O Praia Bingo conta com uma funcionalidade de bate-papo para os jogadores. Moderadores contratados pelo Pipa Studios participam das conversas, estimulando os usuários com promoções.

“Desde o começo demos muita ênfase em cuidar da comunidade de jogadores. Temos uma fanpage com 240 mil seguidores no Facebook. Temos funcionários que são moderadores e que entram no chat para conversar com os jogadores. Eles trocam ideias, fazem brincadeiras, criam charadas e promoções”, diz Papa. Há moderadores que falam português, inglês, espanhol, italiano e francês.

Mulheres acima de 40 anos compõem o perfil médio dos jogadores do Praia Bingo. Cerca de 70% do público é feminino, informa Papa.

Modelo de negócios

É importante destacar que o Praia Bingo é um bingo social. Ou seja, ele não gera prêmios em dinheiro para os usuários.  Estes, porém, podem comprar fichas dentro do app com as quais adquirem mais cartelas e outras opções que aumentam suas chances de vencer, ou que permitem jogar mais vezes em menos tempo. 100% da receita do jogo provêm de vendas in-app.

Internacional

O público do Praia Bingo se concentra majoritariamente em mercados de línguas latinas. Depois do Brasil, a Espanha é o país com maior quantidade de jogadores. Na tentativa de ganhar espaço nos EUA, a empresa tem outro título, chamado Bingo Bloon (Android, iOS). 

Legislação

Papa não vê a proibição dos bingos no Brasil como uma explicação para o sucesso do Praia Bingo ou de outros jogos eletrônicos de bingo. Ele cita o caso do mercado europeu, onde os bingos são liberados e mesmo assim há muitos jogadores de bingo no celular. “No online você joga de qualquer lugar, até dentro de casa”, comenta.

De todo modo, a empresa acompanha de perto as discussões no Congresso sobre a possível liberação de cassinos e de jogos de azar eletrônicos no Brasil, mas ainda não tomou uma decisão de como ou se atuaria nesse mercado. A possibilidade mais provável é que o Praia Bingo continue sendo um bingo social e que a empresa desenvolva um aplicativo novo no qual o usuário possa ganhar dinheiro, diz o CMO.

O Pipa Studios fica em São Paulo e conta com uma equipe de 60 pessoas, sendo quase a metade composta por desenvolvedores.

Equipe do Pipa Stuidos (crédito: Divulgação)