Apenas quatro apps desenvolvidos no Brasil figuram nas listas dos 10 aplicativos e dos 10 games móveis que mais geraram receita dentro da App Store e da Google Play em 2018, de acordo com o relatório anual da App Annie: PlayKids, Globo Play, Whitebook e Praia Bingo. Os três primeiros estão na lista dos apps mais rentáveis e o último, na lista de games.

Cabe destacar que a App Annie não mede a receita gerada por venda de mercadorias, ou serviços O2O, e nem publicidade móvel, mas apenas o faturamento que acontece usando o sistema de billing das referidas lojas de aplicativos.

Tampouco é elaborado um ranking mesclando games e não-games. Por conta disso, não é possível saber se Praia Bingo fatura mais ou menos que PlayKids, Globo Play ou Whitebook. Porém, a App Annie informa que mundialmente os games móveis respondem por 74% da receita das lojas de aplicativos.

Apps (não-games) que mais geraram receita no Brasil em 2018:

1 – Netflix

2 – Tinder

3 – PlayKids

4 – GloboPlay

5 – Deezer

6 – Google Drive

7 -happn

8 – Whitebook

9 – LinkedIn

10 – Sing!

Jogos móveis que mais geraram receita no Brasil em 2018:

1 – Free Fire

2 – Clash Royale

3 – Candy Crush Saga

4 – Pokémon Go

5 – Lords Mobile

6 – Clash of Clans

7 – Candy Crush Soda Saga

8 – Praia Bingo

9 – Clash of Kings

10 – Marvel Contest of Champions

A App Annie também divulgou a lista dos apps (não-games) mais baixados no Brasil em 2018 e daqueles com a maior quantidade de usuários ativos mensais (MAUs), na média ao longo do ano passado. Veja abaixo:

Apps (não games) mais baixados no Brasil em 2018:

1 – Facebook Messenger

2 – WhatsApp

3 – Facebook

4 – Instagram

5 – Uber

6 – Netflix

7 – Vigo Video

8 – MercadoLivre

9 – Spotify

10 – 99

Apps (não games) com mais MAUs no Brasil em 2018:

1 – WhatsApp

2 – Facebook

3 – Facebook Messenger

4 – Instagram

5 – Uber

6 – Netflix

7 – Spotify

8 – Waze

9 – Mercado Livre

10 – Banco do Brasil

Como complemento às listas elaboradas pela App Annie, vale a análise do mapa de popularidade de apps do Brasil organizado por Mobile Time em parceria com Opinion Box, no qual são indicados os aplicativos mais comuns na primeira tela do smartphone brasileiro. A combinação dessas informações garante uma rica e detalhada visão do mercado brasileiro de apps.

Mais dados

O Brasil é hoje o quarto maior mercado no mundo em quantidade de downloads de apps por ano – foram cerca 10 bilhões de downloads no ano passado, crescimento de 25% em comparação com 2016.

O usuário brasileiro tem, em média, pouco mais de 70 apps instalados em seu smartphone, mas utiliza apenas metade disso. Por dia, o usuário nacional gasta um pouco mais de 3 horas vendo a tela do seu smartphone, informa a App Annie.