As redes das operadoras móveis brasileiras oferecem a segunda melhor experiência para multiplayer mobile gaming na América Latina. O País fica atrás apenas do Uruguai na região. No mundo, contudo, o Brasil está na 53ª posição em um ranking de 100 países. Os resultados fazem parte de uma análise inédita realizada pela Opensignal.

Para medir a qualidade da experiência em jogos móveis multiplayer, a Opensignal coletou dados de 38 milhões de smartphones no mundo entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Foi avaliado o impacto de determinadas condições das redes móveis na experiência em duas categorias de jogos móveis: multplayer online battle arena (MOBA) e battle royale. Foram analisados especificamente títulos como Fortnite, Pro Evolution Soccer e Arena of Valor. Foram monitorados três critérios técnicos das redes: índice de perda de pacotes, latência e jitter (variação de velocidade na entrega dos pacotes). Com base em mais de 128 bilhões de medições no período de pesquisa, a Opensignal atribuiu uma nota de 0 a 100 para a qualidade na experiência de mobile gaming de cada país. A pontuação nessa escala foi dividida da seguinte forma: de 85 a 100 pontos significa excelente (a vasta maioria dos jogadores têm uma experiência aceitável de jogabilidade); 75 a 85 pontos é boa (a maioria dos jogadores têm uma experiência aceitável); de 65 a 75 é satisfatório (usuários consideram a experiência razoável); 40 a 65 é ruim (a maioria dos jogadores considera a experiência inaceitável); de 0 a 40 é muito ruim (praticamente todos os usuários têm uma experiência inaceitável).

Apenas quatro países possuem redes consideradas excelentes para jogos móveis multiplayer, segundo o ranking da Opensignal, com pontuações acima de 85 pontos: Cingapura (85.5), Holanda (85.4), Japão (85.3) e República Tcheca (85.2). Outros 24 países têm redes classificadas como boas, a maioria deles na Europa.

O Brasil está na faixa considerada como “satisfatória”, com 65.3 pontos. Na América Latina, apenas o Uruguai está melhor, com 72.5 pontos, na 38ª posição mundial. Todos os outros mercados latino-americanos têm redes classificadas como ruins para mobile gaming. Depois do Brasil, no top 5 da região, vêm Honduras (63.8), República Dominicana (63.3) e México (60.2).

A Opensignal elaborou também um ranking especificamente sobre a experiência com games de battle royale. Neste caso, o melhor mercado é a Holanda (85.9). O Brasil está na 52ª posição, com 65.3 pontos, novamente como o segundo melhor da América Latina, atrás do Uruguai.