A experiência de se assistir a um vídeo em celulares melhorou em 59 dos 100 países analisados na pesquisa realizada pela Opensignal. O Brasil está entre aqueles que sentiram a evolução da conexão 4G em seus dispositivos móveis e entrou para o índice considerado “boa”, com um aumento de 6,4 pontos em relação à medição do ano passado, indo de 51 pontos para 57,4, dentro de uma escala de 0 a 100 elaborada pela empresa.

Na América do Sul, outros cinco países atingiram a mesma avaliação, com destaque para o Paraguai, que apresentou melhora na experiência em 16,5 pontos, indo de 44,5 pontos para 61. O Uruguai também evoluiu de maneira significativa, passando de 50,8 para 64,3 ou 13,5 pontos de diferença entre 2018 e 2019, e está prestes a entrar na categoria “muito boa”. Os outros países que estão na categoria “boa” são Argentina, Chile, Colômbia e Bolívia – o único da região que estava na categoria em 2018.

Pela primeira vez na pesquisa seis países foram avaliados como “excelentes” na qualidade da experiência de assistir vídeos em mobile: Noruega, República Checa, Áustria, Dinamarca, Hungria e Holanda. Como um todo, 37% dos países analisados tiveram uma experiência “muito boa” ou “excelente”. Em 2018, no entanto, nenhum país foi classificado como “excelente”, e 28% dos países foram ranqueados como “razoável”. Entre eles, estão Estados Unidos, Indonésia e Filipinas.

Estados Unidos

De acordo com a Opensignal, 43,4% dos consumidores norte-americanos relatam ter sofrido com congelamento da imagem ou engasgamento do vídeo enquanto assistiam vídeos online em seus smartphones.

A empresa explica que, embora tenha havido uma melhoria na experiência de vídeo dos americanos – com a pontuação aumentando de 46,7 para 53,8 pontos –, o país permanece na categoria “razoável”. Os norte-americanos tiveram a pontuação mais baixa de experiência em vídeo entre os países do G7, enquanto as operadoras dos EUA lutam com a combinação de enorme consumo de vídeo móvel e espectro insuficiente. Para a Opensignal, há uma emergência do lançamento de mais espectro de banda média para ajudar as operadoras dos EUA a atender às necessidades de vídeo móvel.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre 1 de agosto a 30 de outubro deste ano em 37,6 milhões de dispositivos onde foram realizadas mais de 94 bilhões de medições. A Opensignal mediu a experiência média de vídeo dos usuários nas redes 3G e 4G para cada operadora nos 100 países analisados e envolve medição de fluxos de vídeo do mundo real e usa uma abordagem baseada na ITU para determinar a qualidade da experiência. O cálculo leva em consideração a qualidade da imagem, o tempo de carregamento do vídeo e a taxa de interrupção. A empresa relatou a experiência em vídeo em uma escala de 0 a 100, com a seguinte classificação: Excelente (de 75 a 100); Muito Boa (65-75); Boa (55-65); Razoável (40-55); Pobre (0-40).