A Claro e a TIM foram os destaques da mais recente análise de experiência da rede móvel no Brasil feita pela Opensignal entre março e maio deste ano. Feito com uma base de 11,5 milhões de dispositivos, 13 bilhões de sessões nas 36 maiores cidades do País, o resultado mantém as duas operadoras na liderança entre as melhores redes 3G e 4G do País versus o resultado anterior, divulgado em julho de 2019.

Das sete categorias da análise, a Claro, controlada pela America Móvel foi a melhor em cinco delas: em experiência de velocidade de download, experiência de velocidade de upload, experiência de vídeo, experiência de app de voz e experiência de jogos.

Por sua vez, a TIM levou as duas categorias restantes: disponibilidade do 4G e experiência de cobertura 4G. Segundo a Opensignal, a TIM está entre as redes mais maduras, o que lhe garante uma certa vantagem perante as concorrentes para uma transição mais suave para o 5G.

Disponibilidade e Cobertura LTE

Disponibilidade de rede 4G

No quesito disponibilidade, o 4G da TIM é o vencedor. De acordo com o relatório, os assinantes da TIM conseguem encontrar uma conexão LTE em 88,2% do tempo. Vivo e Claro estão prestes a chegar à marca dos 80%, com 79,5% e 79%, respectivamente, e Oi atingiu a 70,2%. Com relação à pesquisa do ano passado, os usuários da TIM sentiram um aumento de 2,5 pontos percentuais; os da Vivo, 2,2 p.p.; e os da Oi, 2 p.p.

Cobertura de rede 4G

Quanto à experiência cobertura, que possui escala de 0 a 10 pontos para analisar onde o consumidor recebe o sinal 4G, a TIM destaca-se com 6,3 pontos, seguida pela Vivo com 6,2 pontos, Claro com 5,8 pontos e Oi tem 4,5 pontos.

Download e Upload

Experiência de download em redes móveis no Brasil

Em download nas redes 3G e 4G, a Claro lidera com uma velocidade média de 23,4 Mbps, 50% mais rápida que a Vivo (15,6 Mbps), a segunda colocada. TIM registra 13,9 Mbps de velocidade média de download e Oi, 10,2 Mbps. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os usuários da operadora da America Móvel tiveram uma melhora de 2 Mbps em velocidade de download, assim como TIM, Oi e Vivo, que tiveram respectivamente aumento de 1,6 Mbps, 1,3 Mbps e 0,5 Mbps.

Upload em redes móveis

No upload, a Opensignal indica que tradicionalmente o volume de tráfego é menor que no download, mas o cenário está mudando com o aumento do uso de redes sociais e de compartilhamento de conteúdo entre os usuários móveis. Dito isso, o quesito é liderado por Claro (8 Mbps) seguida por Vivo (5,7 mbps), TIM (5,6 mbps) e Oi (4,0 Mbps), considerando o resultado em redes 3G e LTE.

Vídeo, jogo e voz

Experiência de vídeo

Em uma escala de 0 a 100 pontos, a Claro lidera o experiência das aplicações de consumo de vídeo acompanhada de perto pela TIM nas conexões 3G e 4G. Em experiência de vídeo em redes móveis, Claro e TIM subiram do patamar “bom” para “muito bom” do último ano, ao alcançarem 68,7 pontos 65,1 pontos, respectivamente. Aqui, Vivo aparece com 63,2 pontos e Oi com 56 pontos, resultados classificados como “bons”.

Experiência em jogo nas redes móveis

Na experiência de jogos, que considera aspectos como latência, perda de pacote e engasgo, a Claro aparece com ampla vantagem de 70 pontos, uma experiência considerada “justa” pela Opensignal. Com experiência “pobre” em games nas redes móveis estão: TIM (59,9 pontos), Vivo (49,1 pontos) e Oi (42,1 pontos).

E, no uso de apps de voz, vide qualidade de ligações via WhatsApp, Telegram e Skype, a Claro atingiu 79,3 pontos na análise e manteve a avaliação “boa”. Por sua vez, TIM (75 pontos) e Vivo (73,6 pontos) tiveram a nota “aceitável” pela Opensignal e Oi (72,2) ficou com o resultado de acesso “pobre” nessa categoria.

Experiência em apps de voz